O assunto está em alta no momento, porém muitas mulheres negam a aceitar que estão passando por isso, muitas mulheres ficam se justificando para não abrir mão da relação, e elas se negam a aceitar não por dependência financeira, mas por dependência emocional, ficam na relação esperando uma mudança do parceiro .
Mas até que ponto isso é saudável?
Conhecer os sinais é o primeiro passo, muitas pessoas acham que violência é só física, já ouvi muitas falas no atendimento como: ( ele não me bateu), mas os traumas são enormes, muitas pessoas ainda carregam aquele pensamento que violência é só física, e demoram acreditar que estão em um relacionamento tóxico. A violência psicológica também é crime.
A violência psicológica ocorre em diversas formas, e ocorre em diversas classes sociais, todas idades e etnias.
Você sabe o que é violência psicológica?
Algumas delas são: Distorcer informações, mentiras que levam a vitima a questionar a sua saúde mental, uma manipulação da realidade (gaslighting).
As vezes a violência psicológica é tão sutil que a pessoa não consegue perceber, acha que é só ciúmes, que seu parceiro está cuidando dela, e então justifica os ataques de fúria as agressões do parceiro.
O dano que esse tipo de violência causa deixa traumas profundos abala o emocional da pessoa.
O manipulador usa meios para desestabilizar a sua vitima, com isso a vitima vai ficando cada vez mais presa na relação, com isso vai aumentando o grau de dependência emocional.
A pessoa que está nesse tipo de relação fica sempre justificando as atitudes do parceiro, algumas atitudes que podemos perceber são:
Ameaças: Elas são constantes, ele faz um jogo emocional, vive falando que vai terminar a relação, com isso a vitima fica desestabilizada emocionalmente, com medo de ficar sem o parceiro ela se rende as ameaças aceitando tudo o que ele faz.
Humilhação: Ele faz isso para demonstrar poder, ele procura se colocar em uma posição superior a sua vitima, ele humilha tanto em público, quanto no momento intimo entre os dois.
Mentiras: Ele nunca admita que está errado ele se apresenta como um semi deus o perfeito, ele questiona as provas e ainda chama a sua vitima de louca, pois ele é o melhor homem do mundo e nunca ela vai encontrar uma pessoa como ele.
Dúvidas: Ele cria dúvidas na cabeça da sua vitima, quando briga ou quando ele vê que sua vitima está se distanciando ele compra presentes caros, faz viagens, busca virar o jogo a seu favor, com isso a vitima começa a achar que ela está errada e que ele é tão bom.
Isolamento: O manipulador usa meios para afastar a sua vitima dos amigos, da família, ele se justifica falando que ele deveria ter mais tempo para ela, e com isso ela fica mais envolvida emocionalmente com o agressor ficando mais dependente emocional, pois ela não tem contato com outras pessoas, pois ele coloca ela em uma gaiola.
Sinais que a vitima expressa:
Justifica a atitude do agressor.
Para evitar discussões ela pede desculpas para o agressor, mesmo estando certa.
A vitima fica confusa na maioria do tempo, dúvida da sua capacidade , da sua inteligência.
Infeliz, a vitima não consegue ser ela mesma, diante dos amigos finge uma felicidade, mas quando está sozinha sente um vazio profundo carrega uma grande tristeza.
A pessoa que está passando por esse tipo de violência tem medo de sair da relação, ela tem medo de terminar com o agressor, em muito casos ela não consegue se vê sem ele, pois criou uma dependência emocional, a vitima se vê sozinha, pois a família e os amigos acham que ele é bonzinho é o parceiro perfeito, e que ela está exagerando, mas eles não convivem com o agressor, ele sempre usou uma mascara, o marido ideal bonzinho compreensivo, o namorado ideal.
A vitima em muitos casos questiona a sua própria capacidade, achando que não consegue continuar sem ele , e que as falas externas são coerentes , e que ela está errada.
Em muitos casos as violência psicologizações se tornar em futuras agressões físicas. Então não podemos ignorar os sinais, nem amenizar as atitudes.
Buscar ajuda , apoio profissional é necessário.
Violência psicológica é crime.
Busque ajuda.
Delegacia da mulher 180
Disque denuncia 181
Emergência 190
Amo em ti algo mais que tu. Lacan





