Nosso Blog

Os perigos de se comparar

Temos uma mania de olharmos para a grama do vizinho e acharmos que ele é mais verde.

A comparação nos rouba muita energia e tempo, pois focamos tanto no outro, que deixamos de realizar as nossas coisas.

Devemos ser mais compreensivos com nós mesmos, e não nos cobrarmos tanto. Quando nos cobramos positivamente, podemos evoluir, mas quando olhamos com um olhar negativo, com olhar de crítica, e queremos estar no lugar do outro, isso não é saudável.

Ninguém sabe o que acontece realmente na vida do outro, pois cada pessoa mostra só o que lhe convêm. Ninguém sabe o que acontece nos bastidores, pois observam só o palco.

As pessoas carregam os seus próprios problemas, mas não expõem. Cada pessoa carrega uma história e precisamos respeitar.

Um exemplo de comparação é em relação às redes sociais, onde as pessoas mostram belezas, status, poder, corpos perfeitos, e em vários momentos nos comparamos querendo aquela vida, aquele corpo.

E quando isso ocorre com pessoas mais próximas nessa comparação, muita gente se afasta, pois a pessoa se incomoda com o sucesso do outro, pois a pessoa se incomoda quando o outro se destaca. Muitas pessoas são infelizes, pois querem estar no lugar do outro, a pessoa se compara falando que ela tem aquelas qualidades, que aquilo deveria ser para ela.

Quando nos comparamos, reforçamos as crenças negativas em relação a nós mesmos, nos colocamos em uma posição inferior.

Temos que fazer atenção, pois quando nos comparamos isso pode nos impedir de crescer e evoluir, pois ficamos nos punindo se comparando com o outro, e isso trava o nosso desenvolvimento.

Quando nos comparamos, podemos nos colocar em uma posição injusta e solitária.

Nós temos que parar e nos questionar, isso está nos fazendo mal?

Se a pessoa é boa em algo, aquilo é dela, e nós também somos bons em outra coisa, cada pessoa carrega uma qualidade.

Não somos perfeitos em tudo e está tudo bem, não existe perfeição, pois cada indivíduo é único e com suas peculiaridades.

Devemos cuidar da nossa autoestima, realizar um autoconhecimento, olhar para dentro de nós e não só o exterior, o que se passa ao nosso redor, aceitar que somos limitados em alguma coisa, e que a qualidade do outro é bom para ele, e olhar para as minhas qualidades.

Temos que olhar com carinho para tudo que já conquistamos, aprender a respeitar e agradecer as nossas conquistas e as nossas qualidades.

A comparação é uma via segura de infelicidade(s).

JJ CAMARGO

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!