Nosso Blog

Fui traido(a) e agora o que vou fazer?

Como lidar com uma traição, isso é um assunto muito discutido, porém ainda muitas pessoas se questionam se realmente devem perdoar uma traição.

A traição é uma quebra de confiança.

Vários fatores podem levar a um fim na relação, a traição pode ser um dos fatores.

Mas em uma traição, a pessoa tem duas saídas: ou perdoar e continuar, procurar fazer tudo diferente ou colocar um ponto final.

O casal precisa aprender a ter diálogo para chegar ao melhor caminho para ambos.

Muitas pessoas ficam buscando culpados para justificar a traição, colocam a culpa no parceiro ou na amante, ou na situação.

Outros buscam se vingar do parceiro para punir, pois a pessoa quer que o parceiro sinta a sua dor. Algumas pessoas que foram traídas pensam em arrumar um amante para tentar punir o parceiro. Em alguns casos, as pessoas fazem, mas em outros a pessoa desiste no meio do caminho. A pessoa faz isso, pois tem a autoestima abalada pela traição.

O perdão, devo liberar ou não?

A maioria das pessoas tem uma grande dificuldade em perdoar uma traição.

Será que existe traição culposa?

A expressão “traição culposa” não é comum no contexto de relacionamentos. No direito penal, “culposo” refere-se a um ato cometido sem intenção, mas com negligência, imprudência ou imperícia. Aplicar isso à traição em um relacionamento seria complicado, pois a traição geralmente envolve uma escolha consciente de quebrar a confiança.

Mas, em alguns casos, a pessoa não tem noção do impacto da sua atitude, essa atitude pode ser uma negligência emocional.

Será que é falta de autodominio?

A traição envolve uma escolha, e todas as escolhas têm uma consequência.

A pessoa que passou por uma traição precisa saber que, qualquer decisão que for tomar, se perdoo ou não.  Sim, a pessoa pode perdoar e não continuar na relação e está tudo bem.

Nós temos que fazer uma escolha e qual vai doer menos, pois a traição dói, perdoar e ficar na relação ou perdoar e seguir o seu caminho sozinho (a).

Algumas pessoas perdoam e deixam no passado, outras perdoam da boca para fora e ficam todo momento trazendo à tona a traição, e isso vai causando uma grande dor para ambos, o relacionamento vai ficando toxico.

Ficar sem a pessoa pode ser um processo doloroso e difícil, mas ficar com a pessoa em alguns casos pode ser também doloroso e difícil,  então isso depende da escolha de cada pessoa. A dor do término pode doer muito, mas passa.

Então, em uma traição, precisa se questionar, será que eu consigo realmente perdoar a traição e continuar com a pessoa?

Perdoar uma traição não significa que a pessoa vai conseguir apagar tudo da noite para o dia, que vai esquecer ou passar uma borracha, o relacionamento não vai voltar a ser como antes. Leva um tempo, não significa que a pessoa vai esquecer, mas a pessoa pode lembrar e não sentir dor. E para que isso acontece é bom procurar um acompanhamento com um terapeuta, para trabalhar essa situação, pois muitas pessoas não conseguem sozinhos.

 

“Se você ama, sofre. Se não ama, adoece” Freud

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!