Para ficar claro, passamos muitas dificuldades nos relacionamentos, mas a distância afetiva é um termómetro claro que as coisas não estão bem. Quando deixamos de dar atenção, quando ignoramos o parceiro, e não queremos mais compartilhar as pequenas coisas do dia a dia, então devemos ligar o nosso alerta, quando a voz do parceiro irrita e a pessoa prefere se isolar para não ter um diálogo, quando o casal já não fica mais compartilhando os sonhos para o futuro.
Quando um dos envolvidos prefere alimentar o passado e vive preso a ele, deixa margens para mal-entendido e desconfianças do seu parceiro.
O dialogo, expor o que esta incomodando é essencial para construir um relacionamento saudável e solido.
Em alguns momentos é normal a relação por algumas situações ou problemas abalar o casal, mas o dialogo é essencial para não ocorrer um distanciamento, precisamos ter escuta e troca, o planejamento, precisa existir entre o casal confiança, carinho, afeto, cuidado, atenção.
A distância afetiva é responsável pelo esfriamento do casal, é um rompimento dos laços afetivos.
Quando cada pessoa se isola no seu canto, quando o sexo se esfria, quando falta desejo, quando a pessoa não faz questão de compartilhar nada com o seu parceiro, serve como termómetro, pois acende o sinal vermelho de alerta que algo não está bem.
Quando as pessoas não tentam resolver os problemas e vão deixando de lado e prefere ignorar o parceiro e as atitudes do parceiro e quando as pessoas param de falar o que está sentido para entrarem num acordo, a relação vai se destruindo.
A relação fica insuportável e as pessoas preferem nem olhar um para o outro, essa distância afetiva fica bem evidenciada na relação.
Se queremos ter relacionamentos saudáveis precisamos ter diálogos, se esquivar dos diálogos não é ausência de conflitos, mas negligencia emocional.
Sinais de distanciamento emocional
*Pouco ou nenhum contato sexual, exceto em casos que as pessoas tenham algum problema de saúde.
*Falta de diálogo, evitar sentar para resolver os problemas, isso é uma fuga e gera distanciamento.
*Falta de contato distanciamento, evite a troca de olhares, a pessoa é fria, indiferente.
Essas questões precisam ser trabalhadas, para o relacionamento para não virar uma relação tóxica.
Para enfrentar essa questão do distanciamento afetivo precisamos elencar os pontos e enfrentar as questões, o casal precisa querer trabalhar os pontos que esta afetando, para realizar um resgate para realizar a conexão emocional.
E preciso observar os pequenos sinais.
Uma pergunta para refletir:
Como esta a minha relação?
O que eu tenho que fazer para melhorar?
Quando foi a última vez que realizei um diálogo com o meu parceiro?
Quando foi a última vez que fizemos algo juntos?
Eu estou tendo uma escuta ativa?
Eu estou sendo claro na minha relação?
Estou conseguindo dialogar com o meu parceiro?
A terapia é uma ótima aliada para o casal, a decisão tem que ser de ambos, o terapeuta facilita a comunicação, e mostras as ferramentas para realizar a conexão entre o casal
.
“Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com as trevas das outras pessoas.” jung