Romper um vínculo afetivo é uma tarefa difícil e pode acarretar muito sofrimento.
Lidar com a abstinência emocional após o término de um relacionamento é um processo desafiador, mas com o tempo, apoio e práticas saudáveis, é possível se recuperar e seguir.
A abstinência emocional é um estado de desconexão.
A dependência emocional ocorre em pessoas que estão em relacionamentos tóxicos, relacionamentos com narcisistas, a pessoa com dependência emocional é uma pessoa propicia a passar pela abstinência emocional.
A pessoa se sente isolada, indiferente, desconectada dos seus próprios sentimentos e das outras pessoas, a pessoa usa isso como um mecanismo de defesa, pois passou por grandes traumas, estresses crônicos, depressão.
Algumas pessoas carregam uma dor muito grande com o fim do relacionamento, passam por ansiedade constante, ficam esperando uma mensagem, um telefone, para suprir a falta que carrega, a ansiedade faz a pessoa ter mãos suadas, coração acelerado, como se precisasse um pouco da droga que seria a atenção do outro.
Algumas pessoas que passam por essa fase da abstinência às vezes têm recaídas e procuram o parceiro para retomar o relacionamento e tudo se repete. O relacionamento pode ser bom no início, nas primeiras semanas, mas no caso do relacionamento tóxico, as atitudes voltam a se repetir. A pessoa rompe novamente e fica num círculo vicioso, termina e volta, em muitos casos a pessoa leva anos para colocar um ponto final e romper definitivamente.
Deixar uma pessoa sair da sua vida ainda amando doi muito, mas ficar em um relacionamento tóxico doi mais, pois colocamos o nosso amor-próprio de lado e ficamos mendigando afetos, esperando migalhas de atenção. Você não pode obrigar o outro a te amar, mas pode mostrar como você merece ser amada.
A pessoa que passa pela abstinência emocional carrega uma grande negação, pois ela não aceita que terminou, ela fica buscando um motivo para ter contato com o ex. A pessoa com dependência emocional fica paralisada, presa na relação.
A pessoa que é dependente emocional tem uma necessidade muito grande de ser amado, validado pelo outro.
A abstinência emocional é um estado psicológico que surge em algumas pessoas que passam por dependência emocional. Após o término, ela sente necessidade da pessoa, que supria as suas necessidades afetivas, então desencadeia a abstinência emocional.
A pessoa dependente emocional tem:
Uma baixa autoestima.
Medo do abandono.
Perda da individualidade.
A pessoa deixa de ser ela em prol do outro, a pessoa vai perdendo a sua identidade.
Ruptura afetiva com o fim da relação com a pessoa pode desencadear uma crise de abstinência.
Sintomas da abstinência emocional:
Ansiedade, tristeza, depressão, sensação de vazio, falta de foco.
Dores no corpo, tensão muscular, insônia.
Pode ter um comportamento agressivo, dificuldade de concentração, irritabilidade.
Como sair da abstinência emocional:
Primeiro, olhar para si, buscar o autoconhecimento, fazer coisas sozinhas, apreciar a sua companhia, buscar hobbies.
Entender que será só uma fase e tudo vai passar, vai deixar o processo mais leve.
Ter alguém para conversar é importante, compartilhe com um amigo ou alguém da família o que está sentindo, evite se isolar.
Buscar ajuda profissional também é importante, pois muitas pessoas não conseguem sair sozinhas (os).





