Nosso Blog

Predador social o que é?

O que seria um predador social?

Como ele age?

Qualquer pessoa pode cair?

Essas são perguntas recorrentes.

Esse é um tipo de controle, primeiro ele seduz, é simpático, amável, manda mensagens toda hora, se coloca super presente, faz a vítima acreditar que ele é o par perfeito, quando a pessoa fala que passou por uma situação triste, ele fala que passou também, ele tenta criar empatia, se mostra como espelho, para o outro se ver através dele, quando a pessoa fala que gosta de pizza, o predador social fala que gosta também, ele se aproveita da vulnerabilidade da sua vítima, ele estuda as fraquezas para poder controlá-la, pois ele busca benefícios próprios, como poder,  dinheiro, controle emocional para satisfazer os seus desejos.

Ele veste uma máscara, e atrás ele tem a sua verdadeira personalidade.

Técnicas muito usadas pelos predadores:

Manipulação emocional.

Uso de técnica de gaslighting (fazer a vítima questionar sua própria sanidade ou percepção), temos artigos falando sobre isso aqui no blog.

Isolamento da vítima de amigos e familiares.

Controle sobre a vítima.

Falta de empatia e compreensão pelas necessidades e sentimentos da vítima.

Ele faz uma alienação emocional, quando ele fala que você é a alma gêmea, pode ligar a antena, ela está tentando manipular uma situação, ele pode entrar em momento de carência, de vulnerabilidade.

Quando ele se conecta à pessoa, ele tenta destruir o emocional da pessoa, para conseguir o que ele busca, seja o dinheiro, o emocional, a sua vítima fica tão dependente, tão presa na relação que ela vai cedendo, ela cede tanto que não se reconhece mais, ela fica totalmente desorientada, perdida na relação, é  bem normal ainda ela puxar a culpa, a responsabilidade por tudo que acontece na relação para ela. Eximido ele muitas vezes da responsabilidade do que está acontecendo. Ela vai se destruindo aos poucos, em alguns casos, como no financeiro, ela não encontra saída e se vê desesperada. Tem casos em que o parceiro coloca todo o dinheiro na mão do abusador, ela se  vê presa em muitos casos, ela começa a trabalhar para ele, de patroa ela vira a empregada, pois aos poucos ele vai manipulando a situação que ele entra sutilemente,  a vítima quando se dá conta já não tem mais nada no seu nome.

Em um dos casos que atendi, a vítima não tinha nada mais no nome dela, a conta bancária ela compartilhava com ele, o carro estava no nome dele, a empresa estava no nome de uma pessoa da família, ele conseguiu controlar tudo, e ela não se reconhecia mais, pois antes de conhecer ele, ela era forte, brilhante, determinada, ele tirou o brilho e a coragem, ele conseguiu sugar tudo o que ela tinha de melhor. Ela achou que a vida já não tinha mais sentido após o ocorrido,  perdeu o controle emocional e começou a tomar medicamentos controlados. A tortura psicológica que ele fazia era tão grande que ela pensou várias vezes em colocar um ponto final na sua vida. Ele apareceu com amantes, isso é bem comum no predador emocional, humilha  a parceira, compara a amante com ela, fala que ela está acabada e que nem mais quer.

Ele não suporta ser contrariado, às vezes tem atitudes agressivas e a parceira, com medo da reação, vai cedendo. Esse comportamento ocorre durante o relacionamento quando ele sente que já está no controle.

Isso é uma forma de abuso emocional, não se prenda à fala dele, se liberte, essa responsabilidade é sua, não dê o poder ao seu parceiro.

Pois, de depois em depois, você perde o agora, não se coloque em segundo plano.

Se você se sente desconfortável ou inseguro em uma situação, é importante buscar ajuda e apoio de pessoas de confiança.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!