Nosso Blog

As diversas formas de mães tóxicas

Falar de mães tóxicas é um assunto delicado, pois vemos a mãe no contexto de protetora, mas o que vemos aqui no artigo são as diversas formas que uma mãe se apresenta em uma narrativa do contexto do cotidiano de nossas construções, devemos realizar uma leitura da nossa realidade e da nossa repetição de padrão, pois se não olharmos o todo, podemos repetir as frustações e traumas que trazemos da infância. Quem nunca se ouviu repetindo uma frase ou fazendo algo que as nossas mães faziam.

Nós não imaginamos que uma atitude das nossas mães pode desencadear problemas futuros, pois temos uma negação nessa construção de mães tóxicas.

Todo o passado traz um sentimento, então devemos observar o nosso presente, para construir um futuro diferente, realizando uma nova construção.

Diferentes tipos de mães Tóxicas.

Mães controladoras.

Ela não deixa o filho tomar as suas próprias decisões, ela controla tudo. Os filhos são inseguros, não conseguem tomar atitudes, sempre precisam da opinião de alguém.

Mães superprotetoras.

Ela tem esse perfil, pois tenta proteger o filho em excesso, procura evitar que o filho passe por algumas frustrações, com medo que o filho sofra, ela pode estar evitando que ele(a) passar por algum trauma que ela tenha passado.

Mães perfeccionistas e exigente

Ela sempre cobra a perfeição do filho, por mais que o filho(a) faça nunca recebe um elogio, esse tipo de mãe não reconhece o esforço que o filho faz, sempre cobra mais. Cria filhos ansiosos, pois buscam sempre fazer além por medo receber críticas.

Mães ausentes

Esse tipo de mãe é aquela que está ao lado do filho, mas não presta atenção no que o filho está demonstrando, ela sempre está distraída com algo que tira sua atenção, outro tipo de mãe ausente é aquela que se dedica o tempo todo para o trabalho e não dá o mínimo de atenção para o filho, ser presença não é estar só presente fisicamente mais emocionalmente, não podemos focar só no tempo que estamos com os filhos mas na qualidade do tempo. Já ouviu o que o seu filho não falou com palavras, mas com gestos, observa os detalhes.

 

Mães competitivas

Esse tipo de mãe fica competindo com o filho, sempre busca fazer o melhor, pois acha que o filho não pode supera-la, sempre procura mostrar para o filho que ela é melhor e superior a ele.

Mães emocionalmente instável

Elas são emocionalmente instável, comportamento intenso, confuso e desorganizado uma grande mudança do estado emocional, o filho não consegue acessar a mãe emocionalmente, pois não sabe como será a reação dela.

Mães manipuladoras e vitimizadoras

Esse tipo mãe demonstra um perfil de manipuladora, pois quer ter o controle do filho a todo custo, se vitimiza chora, até conseguir o seu objetivo, usa todos os meios para o filho fazer o que ela quer. O filho sempre tem sentimento de dívida com a mãe.

Mães narcisistas.

A mãe narcisista tem falta de empatia com filho, ela tem dificuldades de validar os sentimentos, ela quer que o filho faça tudo o que ela quer, quando ele não realiza ela puni ou com agressão física, verbal ou faz o tratamento de silêncio para punir o filho, ela não da espaço para o filho, compete com o filho, para provar que ela é melhor, ela tenta fazer o filho ser sempre dependente dela, a mãe narcisista sempre se coloca como superior. Os filhos de mães narcisista carregam um sentimento de culpa muito grande, precisam da aprovação da mãe, tem uma autoestima baixa.

Como sair de uma relação tóxica com a mãe?

Muitos filhos carregam um sentimento de culpa, alguns filhos levam esses traumas para fase adulta, pois se sente responsáveis por todos a sua volta.

Os filhos que não receberam a atenção e carinho da mãe carregam um vazio, com isso em alguns casos eles carregam um bloqueio em relação a relacionamentos, são pessoas desconfiadas, pois acham que em qualquer momento o outro vai deixar, vai trair. Em outros casos algumas pessoas carregam o traço de dependência emocional, pois projetam a sua felicidade no outro, acha que o outro tem responsabilidade em fazer ela (e)feliz.

Primeiro identificar o problema, segundo buscar ajuda profissional, em muitos casos que acompanhei a pessoa traz uma repetição de padrão.

Sendo mais clara e objetiva as mães passaram por essa situação e agora projetam na sua filha (o).

Em muitos casos é interessante a mãe e a filha (o) realizarem terapia, pois ao longo da vida muitas coisas ficam armazenadas e em algum momento vêm a tona. Os filhos de mães tóxicas têm uma autoestima destruída, os filhos se sentem inadequados e se comparam com as outras pessoas, se colocam em uma posição inferior.

Buscar o autocuidado é necessário, pois você merece quebrar os padrões que foram colocados pela sua mãe.

Se você mora com sua mãe, pode reduzir o tempo que gasta com ela. Para evitar certas interferências.

Procure fazer uma rotina diferente, que você tenha tempo para realizar o autocuidado, se não mora com a sua mãe você pode limitar o tempo com ela, não se culpe por ter que tomar algumas atitudes.

Você identifica alguém com esse perfil, comenta aqui.

Tem outros modelos de mães tóxicas, mas aqui citei só alguns modelos.

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!