Esse termo foi utilzado pelo autor- americano Gary Chapman, no livro “ As cinco linguagens do amor “ nessa obra ele mostra que cada pessoa tem uma maneira diferente de expressar o amor, que no relacionamento amoroso devemos conhecer e respeitar a linguagem do parceiro.
Em muitos casos achamos que a pessoa que está ao nosso lado não nos ama, pois tem uma maneira diferente de expressar o amor.
As 5 palavras são:
- Palavra de afirmação.
São palavras como: o almoço estava ótimo, você está linda com essa roupa, vai ficar tudo bem eu estou do seu lado, essa afirmação não é só fala, mas a pessoa pode escrever também.
- Tempo de qualidade.
O que seria esse tempo de qualidade, diz respeito ao tempo que o parceiro disponibiliza para o outro, exemplo passeio, filmes, caminhadas, o compromisso entre os dois, os momentos juntos precisam ser valorizados, pois vivemos no automático e o relacionamento se mantém pelo detalhe, e acaba pela falta do detalhe também .
- Dar presentes.
Dar presente não está relacionado ao valor do presente, mas a intenção o ato de ser lembrando, e são coisas simples, não precisa ser nada caro, mas o que conta é a intensão.
- Atos de serviço.
Essa forma de expressão é muito valida, pois é saber dividir as tarefas como lavar louça, consertar algo que está quebrado, colocar a roupa no varal, preparar o café da amanhã e levar para cama, os pequenos gestos faz a pessoa ficar mais feliz, no relacionamento devemos equilibar as atividades e não deixar toda a responsabilidade na mão do parceiro.
- Toque físico.
Algumas pessoas só conseguem demostrar o amor com toque, com abraços, beijos, carinhos, massagens,relações sexuais , essas são algumas formas de expressar os sentimentos, com toque físico, outras pessoas não conseguem expressar os sentimentos com toques físicos, e está tudo bem, pois cada pessoa tem a sua maneira, a sua personalidade, ou a pessoa pode trazer algum trauma, então precisamos respeitar o espaço do outro.
Eu posso ter mais de uma linguagem do amor?
Sim, mas você pode ter uma que vai se destacar mais, então precisa observar, pois cada pessoa carrega uma linguagem principal, e somos diferentes ao expressar a nossa linguagem do amor.
Já pensou em usar as linguagens do amor para si mesmo?
Isso se chama autoconhecimento, quando nos conhecemos é mais fácil conhecer o outro.
Como você está se cuidando?
Como está lidando com suas emoções?
As linguagens do amor podem ser aplicadas no nosso dia a dia.
Faça essas perguntas:
- Como eu estou falando de mim?
- Quando foi que tirei um tempo para mim, para fazer o que gosto?
- Quando foi a última vez que me presenteei?
- O que eu faço para me sentir mais feliz?
- Eu estou cuidando da minha saúde física?
Investir em você não é egoísmo, é realizar o autocuidado, praticar o bem me quero é uma forma de investir em autoconhecimento, resgatar os sonhos, buscar qualidade de vida, trabalhar os pontos negativos e realçar os pontos positivos, isso faz você melhorar a autoestima e a relação consigo mesmo (a).
Devemos começar a amar a fim de não adoecemos, e estamos destinados a cair doentes se, em consequência da frustração, formos incapazes de amar.





