A maioria das pessoas vivem uma vida muito atribuladas com vários afazeres, acordam muito cedo para trabalhar, pegam ônibus lotado, ficam horas no trânsito, muitas pessoas ainda voltam correndo para casa para dar conta dos seus afazeres domésticos, e também tem os filhos para dar atenção ajudar nas atividades da escola, só de ler tudo isso já cansa. Nesse mundo moderno temos uma vida muito ocupada, o dia fica muito curto para essa enxurrada de atividades que temos diariamente.
Vamos conhecer um pouco mais sobre Burnout.
A Síndrome do Burnout e conhecida também pela, Síndrome do esgotamento profissional.
A síndrome de Burnout ou esgotamento mental, atingi profissionais pelo estado de estresses constante, ele causa uma exaustão física e mental, causado pelo estresses frequente, ele ocorre com frequência nos profissionais da área da saúde e da educação. Mas em todas as áreas de trabalho a pessoa está sujeita a desencadear o Burnout.
Quando fazemos varias coisas ao mesmo tempo em algum momento surge a exaustão e essa carga emocional que carregamos pode vir a gerar um Burnout, as vezes ignoramos os sintomas que carregamos.
Alguns sintomas são:
Negatividade constante
A pessoa carrega uma insatisfação, ela acha que nunca está dando os resultados esperados, se sente desmotivada fica bloqueada para enfrentar as dificuldades mais simples do dia a dia.
Cansaço diário
A pessoa tem um cansaço físico e mental, fica com dificuldades de manter o foco, tem dificuldades em memorizar, entre outros..
Dificuldades em produzir no trabalho
Muitas vezes a pessoa com Burnout têm uma queda na sua produtividade, pois a pessoa carrega um esgotamento mental, falta de energia, isso ocorre devido ao estresses diário.
Mudanças de humor
Essas mudanças são comum em quem tem Burnout, tristeza, irritabilidade, ansiedade, raiva e tudo com muita intensidade.
Entre outros sintomas que ignoramos.
Dores de cabeça constante, distúrbio do sono, distúrbio intestinais, falta de foco, esquecimento, entre outros .
Para saber se está com Burnout precisa procurar um profissional da área, para realizar o diagnostico pode ser um psiquiatra ou terapeuta.
A síndrome de Burnout é reconhecia pela (OMS) Organização Mundial da Saúde.
O tratamento do Burnout é feito com sessões de terapia, com isso a pessoa vai desenvolver estratégias para lidar com o estresses, a pessoa com Burnout vai receber ferramentas para reorganizar as suas tarefas com menos estresses.
Em alguns casos dependendo da intensidade do sintoma o psiquiatra pode entrar com medicamentos.
Se a pessoa com Burnout não tiver um acompanhamento ela corre o risco de ter outras complicações como, depressão, alcoolismo, uso de drogas ilícitas entre outras coisas, se a pessoas não for devidamente tratada.
Ao menor sinal busque ajuda profissional.
Sugestões para evitar o Burnout
Conversar com alguém para expressar o que está sentindo.
Realizar atividades prazerosas.
Evitar ficar perto de pessoas negativas.
Realizar atividades físicas.
Essas são algumas sugestões para colocar em prática.
O conhecimento tem como primeira virtude sua capacidade de enfrentar o que não é evidente. Jacques Lacan





