Para entender a Síndrome precisamos conhecer a origem, a Síndrome de Otelo foi inspirada na obra de Shakespeare, o personagem principal da historia mata a sua esposa por ter um ciúme doentio.
A pessoa que carrega essa Síndrome tem comportamentos fora do normal, pois a pessoa é extremamente ciumenta, chega a perseguir , controla roupas, fica mexendo no celular no computador buscando provas da traição.
O ciúme passa a ser uma doença, quando a pessoa não consegue controlar esse sentimento, a pessoa tem um medo fora de comum de ser abandonado.
Freud afirma que “o ciúme é um daqueles estados emocionais, como o luto, que podem ser descritos como normais.”
Para Freud a pessoa que não tem ciúme deve ter passado por uma severa repressão e consequentemente, o ciúme desempenha um papel ainda maior em sua vida mental.
Freud classificou o ciúme em três categorias.
Ciúme Normal/Competitivo: É uma espécie de pesar que o indivíduo sente frente à possibilidade de perder quem ama ou um objeto amado. Pode trazer sentimentos de inimizade em relação ao outro que ele considera bem sucedido. O outro é melhor, mais bonito, mais inteligente… campo da inveja. Esse sentimento não é considerado racional, mas sim inconsciente.
Ciúme Projetado: Também inconsciente. É quando um indivíduo comete ou deseja cometer um ato de traição, mas acusa o outro de fazê-lo. Aquele que trai acusa o outro de traição, projetando seus próprios desejos. Sente extrema atração e acusa o outro de desejar o que ele mesmo deseja.
Ciúme Delirante: Implica, também, a projeção. No ciúme delirante pode haver um componente homossexual envolvido. Quando alguém acusa sua parceira ou parceiro de amar um terceiro, sendo que é ele mesmo que o ama. Nesse caso, surge uma atração reprimida e inconsciente do próprio sujeito. Ele acusa o outro de desejar a quem ele mesmo deseja.
A síndrome esta no (DSM-IV-TR,2002), Síndrome do transtorno Delirante Paranoico.
Casos de ciúmes excessivo esta cada dia mais evidente e os desfechos na maioria das vezes são trágicos.
Otelo era obcecado pela Desemoinha ele tinha delírios, achando que ela estava traindo, e ficava atras de buscar provas, pois queria provar a infidelidade dela, a pessoa com essa Síndrome deturpa a realidade, a pessoa tenta convencer a todos que esta sendo traindo.
O ciúme obsessivo pode levar a morte, e tem pessoas que justificam essa atitude, a pessoa que esta nessa situação precisa de ajuda.
Atitudes que precisam de um olhar diferenciado e mais atento:
.Desconfiança
.Irritabilidade
.Raiva
.Impulsividade
.Interpretação distorcida da realidade
.Tirar a privacidade invadindo celular, computador.
.Devemos ficar atentos a todos os sinais, e se conhece alguém que esta passando por isso sugira ajuda profissional.
Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais: somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos ‘sem querer’.
Sigmund Freud





