Nosso Blog

Como controlar o apego emocional?

Primeiro para controlar precisamos entender, o apego é uma maneira que a pessoa busca em manter algo ou alguém por perto, essa pessoa supre alguma necessidade emocional que o individuo carrega. Em muitos casos a pessoa não está feliz na relação , mas não quer abrir mão do parceiro.

Esse tipo de atitude a pessoa pode ter desenvolvido na infância, no relacionamento com a mãe, com a avó, avô ou com alguém que tinha um vinculo com ela , alguém que supria as suas necessidades.

Com isso a pessoa leva esse sentimento para fase adulta, mas nem sempre o apego é saudável, as vezes esse apego em excesso pode causar sofrimento, e quando isso ocorre, a pessoa precisa buscar a causa do problema, para buscar solucionar o motivo da dor.

As pessoas precisam conviver com outras pessoas, precisam manter vínculos, mas quando esse apego fica pesado desconfortável se torna tóxico.

Quando o apego faz a pessoa ficar desequilibrada emocionalmente, quando a pessoa carrega uma angustia precisa observar, segue um exemplo a baixo:

– Quando a relação começa a prejudicar o trabalho, o relacionamento com os amigos.

-Quando tenta se controlar colocando limites e regras, mas não consegue manter, pois não consegue manter um foco.

-Tem crises de pânico só de pensar em ficar longe da pessoa.

-Sò faz as coisas com a pessoa, pois não consegue fazer as coisas a sozinho (a).

-È inseguro, e essa insegurança prejudica a relação.

-Busca sempre fazer algo para agradar o parceiro, exemplo indo sò em lugares que ele gosta, usando roupas que ele gosta, entre outras coisas.

-Faz algo que não gosta exemplo assiste filme de terror, e finge que gosta para agradar o parceiro.

-Não consegue fazer um plano sozinho, pois todos os seus planos inclui a pessoa.

-As vezes deixa de fazer o que gosta, desmarca compromisso com os amigos para ficar com a pessoa.

Quando o apego traz sofrimento precisa ressignificar.

Tipos de apego.

Apego Seguro: A pessoa com apego seguro pode se sentir desconfortável quando a pessoa que ela está apegada fica ausente, mas sabe que pode contar com a pessoa quando ela está presente.

Esse vinculo é criado na infância, entre a criança e a pessoa que cuida dela, pois a criança sabe que sempre pode contar com o seu cuidador.

Apego Evitativo: Nesse tipo de apego a pessoa busca se manter bem longe, esse tipo de apego tem haver com a infância, pois a pessoa pode ter passado por negligência ou até abusos.

Apego Ambivalente: Nesse tipo de apego a pessoa busca a proximidade, mas ao mesmo tempo busca se manter longe, a pessoa carrega resistência, sentimento de raiva, e sentimento de punição, pois ela busca punir o outro.

Na infância pode ter passado pela rejeição, abandono.

Apego desorganizado: A pessoa carrega um sentimento confuso, a pessoa evita conexão, tem resistência, ele é parecido com o apego evitativo, esse tipo de apego não é muito falado, mas a pessoa que passa por ele busca um relacionamento, mas por medo de sofrer se afasta, eles carregam o medo da traição, não conseguem confiar na pessoa com quem ele pretende se envolver.

O apego não se dá só em relacionamento com parceiros, mas família, amigos.

Como amenizar o apego?

Fazer terapia, isso faz você realizar um autoconhecimento para lidar com as questões que estão precisando trabalhar.

Criar hobby, hábitos saudáveis.

Usar técnicas para controlar a ansiedade, fazer exercícios de respiração, quando estiver com raiva evite conversar quando estiver com esse sentimento primeiro ,vai dar uma volta, faça uma caminhada, quando a raiva passar converse sobre o que està lhe incomodando.

O amor, apego e dependência são sentimentos diferentes, no próximo artigo irei abordar sobre o amor.

“Somos as palavras que trocamos…” Freud

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!