Nosso Blog

Como eu devo lidar com o meu vazio existencial?

Quando ocorre o vazio existencial, o que sentimos?

Quem nunca passou por esse vazio?

É uma falta que carregamos, ele as vezes dói, e da até vontade de chorar, e ficamos buscando coisas para preencher esse vazio, ficamos buscando solução.

Esse vazio não é preenchido, mas temos que aprender, e entender o porque estamos passando por ele, através dessa busca vamos nos descobrindo, nos estamos sempre em busca de algo e isso nos faz crescer emocionalmente.

Essa sensação pode causar medo, esse sensação as vezes nos angustia muito, ele tem um lugar na nossa existência e precisamos aprender a lidar com ele.

A sensação de vazio sempre vai existir, mas a diferença esta em como eu vou trabalhar esse vazio, pode ser um pouco difícil no inicio, mas é necessário, pois temos que nos moldar  e buscar realizar algumas técnicas, para não sofrermos com ele.

Mas se esse vazio começa a trazer impactos negativos, se esse sentimento é continuo  precisa rever.

Ele pode surgir sem explicação, com coisas que pode acontecer no dia a dia, como perder emprego, termino no relacionamento, luto, estar em uma profissão que não gosta, entre outros fatores.

Esse tema foi representado com uma escultura Melancholy (melancolia) do artista romeno Albert Gyorgy. A obra fica as margens do lago de Genebra na Suíça, ela nos faz refletir a vida.

O artista projetou um homem com a cabeça  para baixa e um enorme buraco no meio do seu corpo. O homem é esculpido de metal, ele está sentado no banco não tem coração só o enorme buraco representando o vazio existencial, a tristeza a solidão.

A escultura nos faz refletir, o homem vive em  busca de preencher esse vazio muitas vezes acaba se frustrando. Esse buraco da escultura representa a falta a incompletude da vida.

Alguns sintomas do vazio existencial

Sò consegue enxergar o lado negativo de tudo.

Fica desanimado, desmotivado.

Não comemora as conquistas

Se sente sozinho, mesmo estando rodeado de pessoas.

Como lidar com ele?

Observa as suas escolhas, você pode refazer a sua trajetória, buscar novos caminhos.

Evite as comparações.

Aprende a se ouvir.

Evite ficar focado só no negativo.

Cerque se de pessoas positivas.

Seja positivo

Ajude o próximo

Busque o autoconhecimento, coisas que te façam feliz.

Faça terapia.

Muitas pessoas podem vivenciar esse sentimento de vazio, e realizam vários questionamentos, e não consegue descobrir a respostas sozinhas, e nesse momento é melhor buscar uma ajuda profissional para realizar um autoconhecimento.

“O antidoto para um vazio existencial é não manter vazia a sua própria existência”

Claudio Roberto dos santos

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos Posts

Abrir bate-papo
Olá, como posso ajudar?