A depressão sazonal ou transtorno afetivo sazonal, é conhecido também como tristeza do inverno, ela tem a ver com o tempo, pois pode surgir no inverno ou no outono, raramente na primavera ou verão. No período de inverno faz cair a produção de dopamina e serotonina, pois temos dias mais curtos e noites mais longas.
Sintomas
Ela é bem parecida com a depressão, a diferença está no período que ela ocorre, pois ela surge no outono ou no inverno, em países onde o clima é mais frio ocorre mais casos.
Os sintomas podem ser: tristeza, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, cansaço excessivo, redução da libido, diminuição em atividades físicas, isolamento social, problemas para dormir, alterações no apetite ou no sono.
Quando melhora?
A depressão sazonal melhora quando termina o inverno ou o outono, quando o sol começa a aparecer, mas é importante ter um acompanhamento profissional, pois em alguns casos os sintomas continuam, e precisam de um acompanhamento diferenciado.
Esse transtorno ocorre mais em homem ou mulheres?
A depressão sazonal ocorre nos dois, mas a proporção maior é entre as mulheres.
Quais as causas?
A falta de exposição solar faz surgir o transtorno afetivo sazonal, falta de vitamina D, as pessoas com esse transtorno podem ter níveis mais baixos de serotonina.
A pessoa com esse transtorno pode se sentir cansada na maior parte do dia. A pessoa com esse transtorno tem facilidade em comer mais, tem dificuldade de socializar e fazer exercícios físicos elas preferem se isolar.
O que fazer se estiver suspeitando que está passando por ela?
Se observar que está passando por mais de duas semanas com esse sintomas que citei a cima, tem que buscar ajuda profissional, Psiquiatra, terapeuta, mantenha uma rotina de exercício.
Buscar resgatar as coisas positivas, um estilo de vida saudável pode fazer muito diferença quando está passando por esse transtorno.
Mudança de rotina.
A depressão é diferente de depressão sazonal.
Fontes de pesquisas National Institutes of Health, National Institute of Mental Health, setembro de 2 www.researchgate.net/publication/347512731_La_Tristeza www.tuasaude.com/transtorno-afetivo-sazonal/





