Nosso Blog

Ditadura da Beleza: uma prisão mental

Eu penso que em algum momento você tenha passado por isso.

Como você se sentiu?

Sua reação foi a que realmente queria ter, ou foi induzida por outras pessoas a pensar igual a elas?

O fato é que deveríamos respeitar as diversidades das estéticas, pois o nosso corpo é nossa morada, e sendo a nossa morada outra pessoa não pode ter direito de cuidar dela, ela é nossa obrigação, temos que aprender a nos acolher, e não nos esconder por medo da ditadura da forma física.

Essa ditadura escraviza o física e a mente de cada individuo.

O filme da Barbie nos faz refletir sobre essa ditadura, pois ele deixa claro os diversos dilemas que permeiam o universo feminino, ele mostra as problemáticas e os dilemas da nossa época, o mundo cor de rosa que é apresentado para as meninas na infância  e que ainda está intrínseco na fase adulta, nós somos cobradas pela sociedade, a mulher precisa estar sempre impecável com  um corpo de modelo de revista, a mulher não pode envelhecer, ela não pode ter celulite, estrias entre outras coisas.

No início do filme a barbie sempre faz a mesmas coisas, vive no automático, sem sentimento, fria, mas o mundo da barbie vira de ponta cabeça quando ocorre uma intervenção, pois a sua criadora colocou os seu próprios sentimentos no desenho, e a barbie começa a ter sentimentos estranhos, então ela vai atràs para entender o que estava acontecendo com ela, pois estava com os pés chatos, apareceu celulite, entre outras coisas, então ela sai da barbielândia e vai para o mundo real para entender, mas o Ken faz tudo para ser notado, pois na barbielândia quem comanda tudo são as mulheres,  ele pega algumas informações e volta para o mundo da barbie e mostra a valorização do masculino, e impõe o machismo colocando todas as bonecas como suas serviçais, elas aceitam aquela situação sem questionar os seus direitos, no decorrer do filme a barbie trava uma luta para pegar o controle da barbielândia, muitas coisas foram abordadas no filme. Eu poderia ficar falando horas do filme.Cada pessoa fez uma leitura diferente do filme.

Mas porque eu estou falando sobre a Barbie, eu gostaria de mostrar com essa explanação como a mulher sempre está sendo esteriotipada.

A mulher vive uma tensão uma opressão, passa por uma grande angustia tentando satisfazer o padrão imposto por uma sociedade que impõe uma ditadura da beleza.

O filme faz uma alusão do universo feminino e as diversas problemáticas que a mulher se depara em suas diversas vertentes. A mulher precisa ser uma boneca sem defeitos, e sem fala.

Até quando a mulher será refém da ditadura da beleza?

Atitudes para se livrar da ditadura.

_Saiba quem você, realize o autoconhecimento.

_Priorize a sua saúde 

_Trabalhe a sua autoestima.

_Pense! A vida não é uma competição a uica pessoa que pode te derrubar é você mesma.

_Você é ùnica e essa diferença que te faz uma pessoa especial.

 

“A base do questionamento é se perguntar, pensar em novas possibilidades, questionando a “verdade” que é imposta sobre nòs”.

Castelhano

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!