Quem nunca passou por uma crise de ansiedade?
Muitas pessoas já tiveram uma crise, na qual não conseguiu manter o controle, os ambulatórios recebem muitas pessoas que chegam em crise, mas a pessoa acha que esta infartando ou está perdendo o ar, pois a pessoa em crise sente uma angústia, palpitações um mal-estar muito grande, pois a pessoa acha que realmente vai morrer, ela tem tremores, náuseas, vômitos, dor no estômago ou diarreia, suor mãos transpirando, tensão muscular, dificuldades para dormir, boca seca entre outros sintomas. Ela está relacionada há momentos estressantes, traumas.
Quem teve crises de ansiedade vai se identificar com os sintomas citados.
Quando a ansiedade ocorre ocasionalmente como forma de fuga quando está realizando algo, pode ser considerada como normal, mas quando ela é recorrente e bloqueia a pessoa, a ponto de não conseguir realizar as atividades corriqueiras do dia a dia, precisa ser avaliada, nesse caso é bom buscar um profissional para um acompanhamento, pois pode se tratar de um transtorno de ansiedade.
A ansiedade precisa ser investigada, a pessoa pode estar passando por algum problema de saúde mais sério.
A pessoa que está com crise de ansiedade realmente acha que não vai conseguir sair daquela situação.
Quando tiver uma crise de ansiedade, busque ajuda para não agravar o caso.
Durante um ataque de ansiedade, a pessoa libera uma carga de adrenalina muito grande fora do normal, o corpo está em estado de alerta, a pessoa fica com pensamentos negativos e gera uma perturbação muito grande. A pessoa fica inquieta.
A causa da ansiedade pode ser várias:
Os gatilhos podem ser vários, mas um deles é o estresse, aquela pessoa que tem muita coisa e acha que não vai dar conta, pega muitas tarefas, pega toda responsabilidade para ela, ou tem cobranças no trabalho, faculdade. Em relacionamento, também quando se relaciona com pessoas toxicas, a pessoa vive sendo confrontada, invalidade, violência fisica ou verbal, isso vai gerando uma ansiedade. Historico familiar, doenças como alterações da tireoide, cardiacos ou dor crônica.
Como agir durante um ataque de ansiedade:
Essas técnicas são para aliviar no momento da crise, mas tem que buscar ajuda profissional para investigar a causa da sua ansiedade.
*A técnica da respiração, 4x2x4, puxe o ar contando até 4, segura contando até 2, e solte contando até 4, faça essa técnica é para desviar o pensamento e acalmar a adrenalina.
*Outra técnica é fechar as mãos e contar até 5 lentamente, após ir soltando aos poucos para ir sentindo os movimentos, faça isso várias vezes, até acalmar.
*Colocar a língua no céu da boca e ir pressionando por 5 segundos, após ir soltando ela
lentamente, essa técnica vai fazer o maxilar ficar relaxado também.
*Essa técnica é muito utilizada do gelo, você pega o gelo e fica com a pedra de gelo na sua mão. Essa situação faz com que a pessoa desvia a atenção para o gelo, com isso a pessoa vai se acalmando aos poucos, pode colocar ele nos pulsos também para relaxar.
Quer conhecer outras técnicas? Só entrar em contato, estarei auxiliando.
Como prevenir o ataque de ansiedade?
Uma pergunta bem corrente nos atendimentos.
Praticar atividades físicas, fazer caminhada, observar tudo à sua volta quando estiver caminhando.
Passear com o animal de estimação, se não tem um animal de estimação, pega a do amigo.
Desfocar o pensamento, quando vier aquele pensamento negativo, pega um papel e escreva tudo o que está sentindo.
Aprenda a organizar as tarefas, coloque tudo na agenda e não se cobre tanto se não conseguir realizar todas as atividades que estão na agenda. Tem o dia seguinte para concluir.
Procure fazer as atividades com um certo prazo, busque realizar as atividades com antecedência, como os trabalhos da escola, da faculdade, projetos que precisa entregar.
Sair com amiga(o) para conversar, jogar conversa fora, distrair a sua mente, fazer coisas prazerosas.
Ir ao cinema.
Evite bebidas estimulantes.
Buscar ajuda profissional é essencial nesse processo.
“O conhecimento de si mesmo é o primeiro passo para a verdadeira liberdade” Carl Jung





