Nosso Blog

Etarismo

Muitas coisas interessantes aconteceram nos últimos dias, mas uma chamou-me muito atenção, a foto da Bianca Rinaldi com o seu marido que é 20 anos mais velho do que ela, pois essa foto foi alvo de etarismo. Primeiro vamos falar o que é etarismo.

Então, etarismo é também conhecido como idadismo ou ageismo, é o nome que se dá às práticas discriminatórias realizados contra uma pessoa com base na sua idade.

As pessoas que sofrem mais etarismo são pessoas com idades mais avançadas, em muitos caso eles são ignorados e isso pode afetar as pessoas emocionalmente., pois a pessoa é desvalorizada em relação a sua idade, no caso da Bianca o seu marido recebeu um ataque de pessoas criticando ele pela idade e por estar com ela que é 20 anos mais nova.

O que é claro é que essa desvalorização coloca a pessoa na posição de exclusão, como se ela não tivesse o direito de estar naquele lugar com aquela pessoa, pois a idade dele é avançada e não é compatível com a outra pessoa.

As causas do etarismo são diversas, pois ainda temos a cultura da aparência, e a pessoa é estereotipada por estar fora do perfil que as outras pessoas acham que são corretas, essa cultura carregamos por muitos anos, em relacionamentos de casais com diferença de idade tanto homem como mulher, nas empresas também, muitos funcionários são dispensados, pois as empresas alegam que eles não são tão produtivos, não dão os mesmos rendimentos, as empresas não valorizam o conhecimento que as pessoas carregam e as qualidades adquiridas aos longo dos anos, com isso a pessoa pode desenvolver até uma depressão dependendo do caso, pois a pessoa acha que já não serve e sofre com o descarte, e fica perdida emocionalmente, ela carrega um grande vazio. E a incompletude de não pertencimento.

Nesse caso, também entra o preconceito que os jovens também passam, pois, como são jovens demais, são vistos como irresponsáveis e inexperientes. Essa discriminação é enfrentada diariamente, principalmente pelas pessoas idosas. Esse desafio todos nos poderemos   enfrentar um dia, pois o novo de hoje é um idoso do futuro, as pessoas precisam se conscientizar, pois elas também podem sofrer com discriminação um dia, a mudança que queremos ver no futuro precisamos iniciar em nos, então devemos desconstruir essa cultura que promove a discriminação. Seja a voz da transformação e não da discriminação, devemos incluir e não excluir, na igualdade teremos liberdade.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!