Nosso Blog

Impor limites é importante.

Uma coisa é muito clara, as vezes por medo de desagradar não conseguimos colocar limites, falamos sim querendo falar não. E isso vai fazendo mal, pois toda a vez que falamos sim para o outro falamos não para nos, e isso não é justo com a nossa saúde mental.

Eu vou relatar um fato bem curioso sobre limites, em um dos meus atendimentos um casal resolveu colocar uma terceira pessoa na relação, o marido sugeriu que ela chama-se uma amiga para participar do sexo, mas a mulher não estava a vontade com aquela situação, ela aceitou para não desagradar o seu parceiro, mas aquilo ia contra os seus princípios, com medo da perder o marido ela não falou não, e com isso ela sentiu-se mal, ela não conseguiu falar não para desagradar, com o tempo a relação foi ficando cada vez mais difícil, pois ela aceitava a situação para não desagradar o marido, e não conseguiu falar, não conseguiu colocar limites, ela sentia-se desrespeitada, então ela foi buscar ajuda profissional, pois aquilo arruinou a sua saúde mental.

Quantas vezes você já se sentiu mal, pois não conseguiu falar não?

Quantas vezes foi desrespeitada, pois esperava isso do outro, a incapacidade de colocar limites pode nos levar a ter uma série de problemas, como estresse, ansiedade, entre outros. Para proteger a nossa saúde mental precisamos colocar limite. Colocar limites é deixar claro também que não podemos dominar tudo sozinho e em alguns momentos precisamos de ajuda, precisamos respeitar os nossos limites também, quando colocamos limites somos mais respeitados, no nosso relacionamento no nosso ambiente de trabalho, e isso favorece para um crescimento pessoal também, quando a pessoa ultrapassa os limites e você não consegue se posicionar precisa buscar a ajuda para trabalhar a raiz problema.

Realize uma auto análise, identifique as suas necessidades, o porquê não consegue colocar limites.

Aprenda a se posicionar, para criar um ambiente mais saudável.

As mudanças são necessárias, não tenha medo de falar não.

Evite ceder a pressões externa desrespeitando o seu limite, cuida da sua saúde mental.

Pratique o autoconhecimento, aprenda a se ouvir, ouvir as suas necessidades.

Não se culpe ao colocar limites, no primeiro momento pode até se sentir mal ao tomar essa atitude, mas isso vai preservar a sua saúde física e mental.

Se alguém ultrapassar o seu limite, você pode perdoar, mas não precisa ficar a aceitar o desrespeito, fale o que esta lhe incomodando, fala e coloque limites, para ter uma convivência mais agradável.

O respeito é o pilar para um relacionamento.

E preciso colocar limites, nas relações interpessoais, no trabalho, no relacionamento, na família.

Aprenda a agir com maturidade, quando algo lhe desagrada fale, aprenda a se respeitar, a se ouvir, impor limites é benéfico para a sua saúde mental.

Ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício.

Sigmund Freud

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!