Nosso Blog

O que é vigorexia?

A vigorexia é um transtorno dimórfico, a pessoa que tem esse transtorno tem uma imagem distorcida sobre si, ele tem uma imagem distorcida da imagem real.

É classificado também como manifestação do aspecto do transtorno obsessivo compulsivo. Em alguns casos a vigorexia e anatoxina nervosa são desordens semelhantes, pois a pessoa que porta esse transtorno tem uma visão distorcida sobre si.

Quando a pessoa se olha no espelho, os anoréxicos  desnutridos, se enxergam obesos, os vigoréxicos apesar de serem fortes, se enxergam magrinhos e franzinos.

A pessoa carrega uma imagem distorcida sobre si, então a pessoa com distúrbio de vigorexia busca um corpo perfeito então exagera nas atividades físicas, buscando uma perfeição que foi ditado por ele.  O individuo com esse distúrbio passa horas e horas na academia, dita uma rotina fora da realidade buscando o corpo perfeito, exagera na dieta e na alimentação, buscando uma realidade que a sua mente criou, algumas pessoas usam asteroides e anabolizantes sem orientação medica, colocando em risco a sua saúde.

Esse distúrbio pode atingir homens e mulheres, pessoas com esse distúrbio podem desencadear ansiedade e depressão.

A pessoa com esse distúrbio luta o tempo todo pelo corpo perfeito, se fasta dos amigos parentes, pois o foco é o corpo, a pessoa fica focada só nos exercícios.

A vigorexia è uma desordem emocional, mas não está catalogada no manual de classificação do CID 10 E DSM.IV

Sim tem tratamento, a pessoa não precisa abandonar as atividades físicas,  é muito importante a pessoa buscar ajuda profissional,  para ressignificar o motivo que o levou a ter uma visão distorcida sobre si.

Pessoas que têm vigorexia dificilmente admitem que estão.

Sinais que a pessoa pode estar passando por isso.

Se esconde com roupas largas para não mostrar seu corpo

Se acha magra demais.

Deixa de sair com os amigos, cancela festa para ficar malhando.

A pessoa vive se achando feia com a aparência, mesmo quando os amigos a elogia, ela fica se criticando.

Se conhece alguém que esteja passando por isso, não julgue, mas busque orienta-la a buscar ajuda profissional.

O que você resiste, persiste. (jung)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Abrir bate-papo
Olá, como posso ajudar?