Bauman faz uma comparação,”as coisas transformam-se do mesmo jeito que elas se mantêm”, ele relata como os laços são feitos e desfeitos rapidamente, pois a pessoa carrega a busca da satisfação individual, ele descreve uma mutação como a água se transforma em gelo, ela muda de forma, mas não perde a sua referência e utilidade, ela continua com a sua utilidade.
No mundo líquido, vivemos uma impermanência andando lado a lado com a ambivalência.
Dentro desse conceito podemos ver o desequilíbrio das pessoas em relação a si mesmo, e o seu comportamento perante a fragilidade da construção de si perante o outro indivíduo, trazendo uma reflexão.
Quem sou eu?
A pessoa traz uma fragilidade da sua personalidade buscando se encaixar no mundo do outro, vemos que os fatores externos estão causando uma grande influência nos fatores internos, as pessoas tentam se adaptar ao alterando algumas atitudes imerso um sentimento de pertenci mento e aceitação no qual são atitudes e determinante decisivas para o futuro. Os relacionamentos estão sendo construídos pelas redes sociais, por sites de relacionamentos, por jogos.
As pessoas, líquidas, sofrem uma grande mutação em relação ao que era e ao que poderia ser, uma ruptura de conceitos.
Os comportamentos, as transições, quais as relações estão passando, são divergentes e determinantes.
Isso interfere na relação familiar, pois a pessoa busca a satisfação momentânea, e não aceita limites, e não respeita a autoridade dos pais, eles não aceitam serem contrariados, o individua não sabe lidar com uma frustração, e para construção de uma identidade o individuo passa por várias frustrações durante a sua existência.
Um exemplo de influência negativa e desvio de personalidade, é o caso do adolescente que ceifou a vida dos seus pais e do irmão, esse caso aconteceu entre um adolescente que jogava online com uma menina, eles se conheciam há alguns anos, então ele queria encontrar a menina pessoalmente, mas o seu pai falou não, pois a menina morava em outro estado. Ele ficou frustrado e planejou tudo …….
Analisando essa atitude, observamos um desequilíbrio, desvio de personalidade. Ele era uma pessoa doce, educada, mas não aceitou limites. Aqui podemos observar a fragilidade da família, as pessoas com as quais convivemos diariamente.