Você provavelmente conhece um narcisista, aquele que se acha o melhor, o mais inteligente, que gosta de rebaixar todos a sua volta, muitas vezes ele usa o sarcasmo para desqualificar as pessoas, a arrogância é clara, ele busca ser o centro das atenções.
Na verdade eles tentam passar uma segurança que na maioria das vezes não carregam, alguns narcisista na verdade são inseguros.
O narcisista busca ser admirado e muitas vezes ele exagera nas suas realizações, pois ele espera elogios.
Existe também o perfil do narcisista vulnerável é uma espécie de narcisista oculto, são sensíveis, introvertidos, ele carrega o medo do abandono, isso é bem evidente na relação, pois ele cobra muita atenção, se faz de vítima, de coitadinho, que o mundo deve para ele, que se a pessoa que está ao seu lado for embora ele morre, mas quando a pessoa decide ir embora, ele vira um escorpião, pois destila o seu veneno, faz um cenário e coloca a pessoa na posição de presa, manipula uma situação coloca os filhos contra a pessoa, coloca a filha contra sua vítima, inventa mentiras, para punir a pessoa que foi embora, ele tenta atingir até o financeiro, buscando punir, bloqueia conta de banco entre outras coisas.
A pessoa que conviveu com ele não consegue acreditar que aquela pessoa que era meiga, doce se transformou da noite para o dia.
A vítima perfeita para o narcisista é o dependente emocional, pois a pessoa é frágil, carente, esse é o suprimento perfeito para ele.
O narcisista busca poder e domínio sobre o outro.
Ele entra na vida da pessoa para tirar o que a pessoa tem de mais especial, seu brilho, sua autoestima, eles sugam a pessoa, e quando conseguem sugar tudo, eles descartam.
Às vezes a pessoa que convive com o narcisista fica procurando justificativas pelas atitudes dele.
O que o narcisista não suporta?
O narcisista não suporta pessoas seguras, pois ele sabe que não tem domínio.
Quando a pessoa coloca limites, ele também não suporta.
Ele odeia ser rejeitado.
Pessoas que se destacam mais que ele, pois ele fica com raiva e ciúmes, pois gostaria de estar no lugar da pessoa, ele se acha mais capaz que o outro.
A pessoa que se encontra com esse transtorno (TPN) necessita de acompanhamento com terapeuta, para aprender a lidar com si e com o outro. Esse transtorno precisa ser trabalhado, pois afeta ele, e também as pessoas que convivem com o narcisista.
Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande. – Voltaire





