Nosso Blog

Relacionamento entre mãe e filha e os conflitos

Conflitos entre mãe e filha, uma ‘nuance’ de amor e ódio.

Os conflitos entre mãe e filha podem ser complexos, mas esse assunto é muito comum nos atendimentos e também no nosso dia a dia, no convívio com os amigos.

O relacionamento entre mãe e filha apresenta vários desafios por diversos motivos, o que vemos é falta de apoio, falta de compreensão e falta de escuta saudável,  muitos relacionamentos são marcados por grandes crises, desenvolvendo bloqueio e traumas em ambas as partes.

Traumas e experiências negativas no passado podem afetar a relação entre mãe e filha, pois a mãe projeta os seus traumas e os seus medos na filha.

A intensidade do amor pode se manifestar como raiva ou frustração quando as expectativas não são atendidas.

O relacionamento enfrenta grandes sentimentos como julgamento e culpa.

Para algumas mães, ela vê que a filha está crescendo, tendo autonomia, a filha busca realizar os seus sonhos, pois ela não está ali para realizar as expectativas da mãe e os sonhos da mãe, e isso causa frustração e pode ocorrer o afastamento das duas partes, temporariamente ou definitivamente.

Em alguns casos, a mãe se revolta, pois não teve coragem de fazer o que a filha está fazendo, realizando os seus sonhos, e essa atitude causa um desconforto inconsciente.

As mães têm um forte instinto de proteger e cuidar dos seus filhos, e isso fortalece o vínculo emocional, mas, por outro lado, o cuidado pode gerar estresse, gerando sentimento de frustração e ódio.

A mãe pode ter também questões relacionadas à saúde mental, como ansiedade, depressão, borderline.

A comunicação aberta e o apoio podem ajudar a navegar por essas emoções, e saber colocar limites.

Muitas mães falam: *Minha filha é minha melhor amiga*

Mas isso é uma questão para se pensar, nem tudo podemos falar para uma filha, pois filha não é amiga, é filha, e o papel de mãe é ser mãe,  algumas mães usam os filhos para falar mal do pai, para desabafar, isso vai criando uma situação desconfortável, então precisamos de colocar certos limites. Às vezes até inconscientemente, fazemos críticas e julgamento.

 

No relacionamento entre mãe e filha, cada uma carrega uma visão diferente que difere uma da outra.

Para a relação ficar mais saudável, busque realizar coisas juntas, como passeios, compras, coisas que sejam prazerosas, viagens.

A filha não é extensão da mãe, a filha tem autonomia e as mães precisam respeitar as escolhas.

Para se ter uma boa relação:

Perdoe e peça desculpa, busque entender o passado e como ele está interferindo no momento presente, aprenda  apoiar   o sonho uma da outra isso é muito importante, respeite as diferenças, às vezes é necessário buscar uma terapia para fortalecer os vínculos.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!