Nosso Blog

Síndrome do impostor

Essa síndrome não é reconhecida pela (OMS) como um transtorno mental, mas muitas pessoas são afetas por ela.

O que seria ?

O que devo fazer para me libertar da síndrome?

Vamos conhecer como ocorre essa síndrome.

A pessoa que passa por ela sente que tudo  que conquistou é uma fraude, e que em algum momento será descoberta.

Quem tem essa síndrome carrega um complexo de inferioridade muito grande, as pessoas se sentem menos qualificadas, não se sente merecedora por estar naquela posição, e não se sente capaz de se desenvolver, a pessoa acha que é uma fraude, carrega uma grande insegurança e acha que o outro é melhor que ela, e fica se sabotando.

São pessoas muito exigentes consigo mesmo e acha que em qualquer momento   vai ser desmascarada , pois ele se acha impostora.

Nós buscamos realizações, mas lá no fundo tem alguma coisa que procura nos bloquear fazendo que em algum momento duvidamos da  nossa competência, pensamos que estamos naquele lugar por sorte e não por merecimento.

Você já se sentiu inapto e pensou que aquele lugar não era para você, e que em algum momento iriam descobrir que você era uma fraude, um impostor?

Temos uma imagem distorcida de nos mesmos.

Essa frase faz sentindo para você?

*Eu sou o pior naquilo que eu faço de melhor* Smells Teen Spirit,letra da musica do Kurt Cobain.

Você em algum momento já pensou aquela pessoa é melhor do que eu, se comparando com alguém que conseguiu estar em uma posição que você gostaria de estar, mas a pessoa para chegar naquela posição ela deu o primeiro passo, mesmo com duvida,  medo,  insegurança, você não precisa ficar esperando uma aprovação externa para fazer algo, ou pensar que não é capaz e que o outro vai fazer melhor que você, o que te faz evoluir é acreditar em você e colocar em pratica todos os dias, se aquela voz interior vir a tona em algum momento para lhe sabotar , duvide dela, e questiona isso é real ou imaginário.

“Mudando mais uma camada da pele , ficando um passo a frente da perseguição interior” Bob Dylan

As pessoas que carregam essa síndrome sofrem caladas, pois tem vergonha de expor a sua vulnerabilidade.

A pessoa que tem essa síndrome tem medo, tem estresse, ser um pouco inseguro é normal, mas ser inseguro o tempo todo não, a pessoa carrega uma grande vulnerabilidade.

A pessoa que tem a síndrome precisa buscar ajuda, compartilhar com alguém de confiança o que está sentindo e principalmente, buscar ajuda profissional. Na terapia a pessoa vai trabalhar os bloqueios, realizando um autoconhecimento.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!