Nosso Blog

Síndrome do ninho vazio

Muitas pessoas passam pela síndrome , mas não sabem o que causou aquela síndrome, primeiro vamos entender o que significa a síndrome do ninho vazio.

Esse termo foi usado para caracterizar o sentimento de tristeza e solidão referente a saída de um membro da família de casa, na maioria das vezes de um filho, isso ocorre muito quando os filhos se casam ou vão morar fora do pais a trabalho, ou quando saem para estudar e precisam morar longe dos pais, ou até mesmo quando buscam ter a sua liberdade e decidem morar sozinhos.

Qual a consequência?

As consequências são diversas, já acompanhei um caso que a mãe caiu em uma depressão profunda quando o filho  decidiu se casar, detalhe era filho único, então ela se dedicou totalmente para o filho, quando o filho foi embora ela olhou e viu o seu ninho vazio.

Ela conseguiu ressignificar a síndrome que ela carregava. Hoje ela está bem.

Algumas manifestações da síndrome são , fadiga crônica, incapacidade de concentração, falta de sono, falta de apetite, ou como demasiadamente, isolamento , a pessoa se abandona não cuida da aparência.

O não tratamento pode levar a casos mais graves como um que citei a cima, outros são paranoia que é desencadeado pelo excesso de preocupação.

Como saber se sofre da síndrome do ninho vazio?

Primeiro observar as suas emoções, ficar triste é normal, pois faz parte do do processo, mas quando o sentimento já tem uma intensidade exagerada que começa atrapalhar o dia a dia então precisa ser investigada.

O termo ninho vazio significa que os estão ali protegendo e nutrindo a sua prole no ninho, mas quando o filho cria asas eles vão alçar voos para novos desafios, então os pais se sentem perdidos, pois carrega a falta de estar cuidando de alguém, então ele sente que o ninho está vazio.

A terapia proporciona as ferramentas para o individuo compreender esse sintoma do ninho vazio.

Ressignificar os sentimentos que a pessoa carrega em relação ao ninho vazio é essencial para ter uma qualidade de vida ou uma vida com qualidade.

É essencial a pessoa olhar para dentro de si e buscar coisas que lhe traga lembranças positivas, realizando um regaste de tudo que ela deixou de fazer , pois muitas pessoas deixam de olhar para si para se dedicar a vida do filho, e se anulam.

Você conhece que está passando por isso?

Não julgue os sentimentos dela , ela precisa de apoio profissional e qualquer critica que ela receba no momento da dor, só vai intensificar o quadro que ela se encontra, sugira uma ajuda profissional.

A comunicação é essencial no processo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!