Nosso Blog

Você já foi vítima de Gaslighting?

Você sabe o que é gaslighting?

Quem é mais atingindo no gaslighting?

Primeiro vamos descobrir a origem do nome.

Ele se deu após um filme que estava no cinema em 1940 e 1944, no qual o personagem principal manipulava a sua vítima, que era uma mulher muito rica  ele queria ficar com sua fortuna, o personagem principal manipulava a vítima levando ela a pensar que estava realmente louca, ao longo do filme ele manipulou  pequenos detalhes da casa, para confundir a sua esposa, para ela acreditar que estava alucinando.

Gaslighting é uma forma de abuso psicológico no qual o abusador distorce a realidade da vítima, para deixar ela duvidar da sua própria percepção acreditando que o seu abusador tem realmente razão.

O abusador se coloca na posição de superioridade sobre a sua vítima, semeando dúvidas.

As pessoas mais atingidas no gaslighting são as mulheres, mas ele pode ocorrerem qualquer tipo de relacionamento, pode ocorrer na relação de trabalho, entre pais e filhos etc.

Falas do manipulador usadas para manipular, para atingir principalmente as mulheres:

_Você está exagerando.

_Você é sensível demais.

_Você é louca.

Ele usa falas ou cria meios para desestabilizar a sua vitima emocionalmente.

A pessoa que se utiliza do gaslighting são pessoas abusivas que desejam ter controle sobre a sua  vítima, o abusador busca estar sempre superior a sua vìtima, ele mente muito.

A  vítima  do gaslighting fica com o emocional abalado.

Alguns sintomas que a pessoa afetada pelo gaslinghting carrega:

Insegurança.

Medo

Baixa autoestima.

Ansiedade.

Se está com alguns dos sintomas citados a cima pode estar passando pelo gaslighting, analisa as atitudes, a fala da pessoa. Buscar ajuda profissional também é muito importante, pois a pessoa que passa pelo gaslighting pode carregar grandes traumas ao longo da vida.

Essa é uma relação tóxica , pois a pessoa que está em uma relação assim com  um abusador acredita que realmente ele tem razão no que está falando, a vítima sempre se coloca como culpada na maioria das vezes.

Quando a pessoa precisa da aprovação do outro para ficar bem, ela está no gaslighting.

Algumas formas de gaslighting:

Mentira, o abusador mente muito bem, que até a vítima acredita nas mentiras dele.

Ameaças, ele faz ameaças que vai se matar, fala que vai tirar os filhos.

Atitudes amáveis, o abusador para confundir a sua vitima ele é amável, toda vez que ele acha que vai perder ele começa a fazer coisas para agradar, promete muitas coisas, se torna a melhor pessoa do mundo transborda amor, com isso a vítima acha que realmente ele mudou e fica no relacionamento tóxico.

Humilhação, o manipulador humilha sutilmente a sua vítima diante dos amigos,  muitas vezes coloca a sua vítima em situações vexatórias, ele humilha a pessoa tanto em público como em momentos íntimos.

O abusador usa diferentes técnicas de gaslighting, algumas são fáceis de identificar, outras já são mais disfarçadas, de uma forma bem sutil.

A pessoa que  é vítima dogaslighting considera mais a opinião do seu parceiro, e deixa a sua própria opinião de lado.

A pessoa que está nesse tipo de relação carrega muita culpa, raiva, ressentimentos, vergonha.

Mesmo  sofrendo no relacionamento a vítima tem dificuldade de colocar um ponto final na relação. Buscar terapia  é uma ótima opção, ela auxilia no processo para ressignificar os traumas.

“Onde im­pera o amor, não existe vontade de poder; e onde o poder tem precedência, aí falta o amor. Um é a sombra do outro.” C.G Jung

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!