No artigo passado abordamos sobre o apego.
O amor é diferente de apego, e de dependência.
O apego e dependência são parecidos, porém o apego pode virar dependência, algumas pessoas confundem os dois sentimentos. O apego emocional pode se tornar uma prisão, pois a pessoa não consegue fazer nada sem pensar no outro.
As pessoas precisam conviver com outras pessoas, precisam manter vínculos, mas quando esse apego fica pesado desconfortável se torna tóxico.
Quando o apego faz a pessoa ficar desequilibrada emocionalmente, quando a pessoa carrega uma angustia, quando começa a prejudicar o trabalho, o convívio com outras pessoas, sim precisa buscar ajuda, no artigo anterior elencamos algumas maneiras para controlar o apego.
Já a dependência emocional é uma necessidade evasiva, a pessoa tem a necessidade de ser cuidada, a pessoa acaba se envolvendo em relacionamentos tóxicos. Essa dependência surge na infância, e a pessoa leva para vida adulta.
A pessoa dependente emocional, tem medo do abandono, baixa autoestima, insegurança, a dependência emocional já foi abordada aqui no blog , se quer conhecer um pouco mais sobre dependência vai encontra aqui um artigo expilando o assunto.
5 atitudes de dependência:
- A pessoa se afasta dos amigos da família para se dedicar totalmente ao parceiro.
- Ciúmes excessivo, a pessoa se sente insegura e procura ficar o tempo todo controlando o parceiro.
- Só sente feliz quando está com o parceiro.
- A opinião do parceiro é mais importante, ela ignora o que ela pensa.
- Deixa de fazer o que gosta, anula compromisso para fazer o que o parceiro
Esse artigo é meramente informativo, não pode servir como um diagnostico, procure ajuda profissional se está passando por isso.
Vamos falar do amor?
O amor é construção, isso não significa abrir mão de quem você é para ser aceito pelo parceiro.
O amor não é dependência, ele tem que vir para agregar, é uma adição e não uma subtração.
Ele é uma troca um cuidado, carrega admiração respeito, liberdade, a base da relação é confiança, cada pessoa é ela mesma, não precisa colocar uma mascara para ser aceito pelo outro, não podemos carregar a responsabilidade de fazer o outro feliz, cada um é responsável pela sua felicidade, como o meu parceiro também não é responsável pela minha felicidade.
No amor as pessoas ficam juntas porque escolhem, e não por uma necessidade, eu quero ficar com a outra pessoa porque eu gosto dela, o amor é leve.
O amor é genuíno desejamos ver o outro feliz.
Cada pessoa tem a sua individualidade.
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” Jung





