Nosso Blog

Síndrome de Munchausen por procuração

A  série “objetos cortantes”  é uma triste realidade de como a filha sofre com essa síndrome, pois a sua mãe ultrapassa todos os limites imaginários. Na  série  ela coloca a filha em uma posição de incapacidade, para  a sociedade ela se coloca no papel de super mãe protetora , zelando da filha doente e de sua  família.

A síndrome é caracterizada por falsificação de sinais, por isso fala por procuração, são sinais falsificados por um dos pais, geralmente pela mãe. Ela simula uma doença ou até cria uma situação que deixa a vitima vulnerável, em alguns casos a vitima passa por um processo perigoso.

A síndrome de Munchausen é também conhecida como transtorno factício imposto a si mesmo é um transtorno da saúde mental como a menina vive na serie “objetos cortantes”.

A mãe gosta de ter a atenção para si, ela se coloca como uma mãe protetora buscando o melhor para o seu filho, e ganha a admiração de todos a sua volta.

A origem do nome vem do barão de Munchaisen que viveu no século XVIII e era conhecido por inventar histórias fantásticas sobre a guerra e seus atos heroicos.

Os indivíduos que carregam essa síndrome eles chegam a adulterar os exames, na serie que citei a mãe colocava remédio para filha ficar na posição de vulnerável e incapaz de responder os seus atos.

A pessoa que está nessa situação acredita que está realmente doente, pois a pessoa não conhece outra realidade, e realmente  acredita que está sendo cuidada e amada pela mãe.

A síndrome pode desencadear vários transtornos como ansiedade, transtorno do humor, depressão entre outros.

O tratamento pode ser feito dependendo do diagnostico do profissional.

O diagnostico pode ser difícil, pois os dados fornecidos são incoerentes, pois os sintomas são criados, mas o profissional da saúde pode desconfiar e pedir uma investigação mais detalhada.

Conhece alguém que está passando por isso?

Muitas pessoas negam que estão  passando por esse transtorno, mas se você conhece alguém que está passando por isso sugira que busque ajuda profissional, para receber uma atendimento adequado para ressignificar o transtorno .

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Abrir bate-papo
Olá, como posso ajudar?